Treinamento e Passagem de Bastão ao Suporte
Agora o projeto já está devidamente concluído. Toda a parte do desenvolvimento já foi finalizada, e inclusive já publicamos o site em seu domínio final.
O que falta agora? É gravar o treinamento para cliente utilizar o site e deixar o site nas mãos do Suporte.
Gravando o Treinamento
Não necessariamente a gravação do treinamento será feita tão tarde no processo, quando o site já está publicado e tudo mais. Essa tarefa pode ser realizada em paralelo com as tarefas de Finalizar desenvolvimento
ou com Finalizar site, após online
.
Mas é interessante deixar esse procedimento como um dos últimos exatamente pela garantia de que o projeto já exaustou todas as possibilidades de intervenção. Você sabe que nesse ponto não haverá mais mudanças visuais no site, e nenhuma funcionalidade será adicionada ou alterada. (Apesar que podem, sim. Enquanto o projeto viver sempre o cliente pode aparecer e pedir algo).
Portanto, seguindo esse princípio, deixamos a tarefa Preparar painel e gravar treinamento
para ser falada por penúltimo nesse tutorial. Mas, claro, é importante sempre combinar com o gestor em qual momento você deverá gravar o treinamento do projeto.
A tarefa em si
Preparando o painel
Antes de começar a gravar o vídeo é sempre bom revisar todas as telas que você irá precisar acessar durante a gravação do vídeo. Se todos os Metaboxes possuem nomes claros e objetivos, se tudo está escrito em bom português.
Remova da tela que o cliente não precise ver como, por exemplo, a aba do Yoast SEO, que nem sempre é de interesse que o cliente precise ver enquanto você mexe no sistema.
Aproveite para simular mais uma vez situações em que os cadastros sejam feitos da forma errada e se tudo aparece na tela.
O que gravar no vídeo?
O que não gravar no vídeo?
Não mostre nada que seja muito complexo para o cliente, situações que ele provavelmente precisará da ajuda do Suporte para puder mexer. Um exemplo seria mostrar criação de shortcodes personalizados, HTML para e-mail, tudo que precise de uma pessoa mais técnica para executar.
Tudo que ele não vá ter nível de acesso para poder visualizar não precisará ser mostrado. Então devemos focar em situações que uma pessoa com poder de 'Editor' teria em um website.
Se for um e-Commerce, não precisa também mostrar todas as telas de configuração do Woocommerce, que também é algo que uma pessoa leiga não deveria se aventurar. No geral, não devemos mostrar nada que seja tela exclusiva de plugin.
Isso tudo, claro, pode cair por terra se houver um desejo explícito do cliente de saber dessas áreas avançadas. Aí você terá mesmo que fazer um vídeo sobre isso.