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Utilizando o Gulp para gerar arquivos

O Gulp.js se define, em seu site oficial, como um kit de ferramentas para automatizar e aprimorar o seu fluxo de tarefas.

Sabendo disso, o CodyHouse adotou o Gulp em seu framework para gerenciar os seus arquivos, tanto para os arquivos que fazem parte de sua estrutura básica quanto os que serão adicionados depois, como é o caso do dos componentes.

E no caso de nossos projetos, o Gulp ainda tomará conta dos arquivos que forem criados por nós.

nota

Antes de prosseguir, se você ainda não instalou o NPM ou não deu um npm install na pasta do seu projeto para instalar todas as dependências, é preciso que volte algumas casas.

Começando pelo start

Para iniciar a brincadeira com o Gulp em nosso projeto, precisaremos de apenas um comando:

npm start

Isso fará com que o Gulp comece a executar algumas ações:

  • Abra um live server do nosso projeto em alguma porta (geralmente 3000).
  • Comece a compilar todo o SCSS para CSS e salve em /assets/css/style.css.
  • Junto todo o JS base do Cody com os componentes e mais os seus códigos customizados e salve num arquivo só em /assets/js/scripts.js.

Mas ele não parará por aí. Agora ele irá ficar observando as pastas de seu projeto. E cada vez que um arquivo de interesse dele receba modificações e seja salvo, ele começará a executar novamente o fluxo de compilação do CSS e fusão do JS.

O que faz um gulpfile.js?