Utilizando o Gulp para gerar arquivos
O Gulp.js se define, em seu site oficial, como um kit de ferramentas para automatizar e aprimorar o seu fluxo de tarefas.
Sabendo disso, o CodyHouse adotou o Gulp em seu framework para gerenciar os seus arquivos, tanto para os arquivos que fazem parte de sua estrutura básica quanto os que serão adicionados depois, como é o caso do dos componentes.
E no caso de nossos projetos, o Gulp ainda tomará conta dos arquivos que forem criados por nós.
Antes de prosseguir, se você ainda não instalou o NPM ou não deu um npm install
na pasta do seu projeto para instalar todas as dependências, é preciso que volte algumas casas.
Começando pelo start
Para iniciar a brincadeira com o Gulp em nosso projeto, precisaremos de apenas um comando:
npm start
Isso fará com que o Gulp comece a executar algumas ações:
- Abra um live server do nosso projeto em alguma porta (geralmente 3000).
- Comece a compilar todo o SCSS para CSS e salve em
/assets/css/style.css
. - Junto todo o JS base do Cody com os componentes e mais os seus códigos customizados e salve num arquivo só em
/assets/js/scripts.js
.
Mas ele não parará por aí. Agora ele irá ficar observando as pastas de seu projeto. E cada vez que um arquivo de interesse dele receba modificações e seja salvo, ele começará a executar novamente o fluxo de compilação do CSS e fusão do JS.