Pular para o conteúdo principal

Arquivos CSS e JS

O outro uso da pasta assets/ é na gestão de arquivos .css e .js.

No caso dos arquivos de estilo CSS, nesta pasta estarão os arquivos já processados, provenientes dos arquivos .SCSS que estão nas pastas cody/ e frontend/ na raiz do projeto. Essas pastas são abordadas em outros tópicos desse manual, se você não sabe sobre elas, dê uma olhada ali no menu lateral.

Do mesmo modo, os arquivos JS desta pasta também passaram por um processo, houve um momento em que os vários arquivos diferentes de JavaScript foram juntos em um só, provenientes daquelas pastas também.

Arquivos de Estilo

Seguindo a lógica, podemos rapidamente entender que os arquivos CSS estarão na pasta interna /css. Não precisa de um gênio da lâmpada e nem uma bola de cristal para isso.

Arquivos que temos

Falando sobre arquivos que fazem parte de assets/css/, temos três:

  • normalize.css
  • style.css
  • style-fallback.css

O arquivo normalize.css tem o seu papel social de normalizar o CSS, que é arrancar os padrões de estilo que vem em cada um dos browsers, deixando tudo cru. Dessa forma a gente consegue jogar estilos por cima sem os navegadores virem com nada pré-estabelecido, fazendo com que a aparência vá ficando diferente em cada lugar.

Já o style-fallback.css é meio que um arquivo legado. Ele vem com CSS alternativo para quando as soluções principais não podem ser aplicadas. Mas como a tendência é que todo mundo tenha um navegador o mais moderno possível para funcionar com tudo na internet, esse arquivo logo deve desaparecer.

E o finalmente style.css é o compilado de todo o CSS que existe no site, já minificado. Absolutamente tudo unido.

Novos arquivos?

Novos arquivos podem fazer parte da composição da pasta, mas é mais difícil de isso acontecer.

Como dito, já existe um arquivo que é o compilado de todo o CSS do projeto. Então quanto a CSS criado no desenvolvimento do projeto, não teremos a necessidade de colocar mais um arquivo CSS para jogo, pelo motivo que trabalhamos com SCSS, que são arquivos pré-processados, em vez de arquivos finais para produção.

Um caso que poderia acontecer de colocarmos arquivos aqui seria no uso de alguma biblioteca externa. Mas por que não usar via CDN em vez de armazenar no projeto?

Arquivos JavaScript

Indo para o lado JS da coisa, acessamos a pasta assets/js/. A coisa